Posts in Artigos
Multipropriedade, vendas online e o pós-pandemia

Se existe uma caraterística que a pandemia não deixa dúvidas, é o fato de ser uma crise democrática. Foram poucos os setores que passaram ilesos ou pouco afetados pela paralisação da economia. Enquanto a hotelaria caminha a duras penas para respirar perante tantas perdas, o mercado de multipropriedade também vive momentos de incertezas, porém enfrentando o momento de forma mais resiliente.

Read More
Novas funcionalidades para hotéis em crise

Em momentos de crise, como o atual, devemos sempre tentar nos reinventar. Nessa pandemia provocada pelo novo coronavírus, a hotelaria se viu diante de problema nunca antes enfrentado, e muitos empresários, infelizmente, não estão conseguindo se reerguer. Nesse cenário, o segmento de moradia estudantil viu uma oportunidade: transformar hotéis em crise em residências.

Read More
Valor Investe: Resultados de condo-hotel frustram os investidores

O resultado está no 'zero a zero'. Há casos mais extremos, de empreendimentos que estão no vermelho, com os investidores sendo chamados a fazer aportes adicionais. A taxa de ocupação média no Brasil esteja entre 25% e 30%. Para atingir um equilíbrio entre receita e despesa, deveria ser de pelo menos 40%

Read More
Estadão - Coluna SECOVI: O turismo em 2021

Virada a página de 2020, seguimos adiante em um cenário que ainda nos traz perguntas sobre o futuro e as respostas não são claras: todas pedem cautela. Sem dúvida, tivemos uma curva de aprendizado muito grande no enfrentamento de um tipo de crise não vivida há décadas. De outro lado, janelas de oportunidades se abriram para que processos e escopos de trabalho fossem alterados ou totalmente descartados. Houve uma corrida pela eficiência e pela eliminação do supérfluo.

Read More
Porque contratar uma empresa de implantação hoteleira?

Da viabilidade econômica do projeto, sua construção, montagem e contratação de funcionários, o processo de implantação imobiliária envolve distintas etapas até o pleno funcionamento do empreendimento. Empresas especializadas nessa jornada possibilitam um melhor gerenciamento de recursos, escolhas assertivas conforme o cumprimento de um cronograma e, claro, um passo mais perto do tão esperado sucesso.

Read More
Com a crescente da economia compartilhada, cresce também demanda por multipropriedade

O conceito de economia compartilhada não é novo para o mercado imobiliário. O crescimento do aluguel, de empresas como Airbnb e dos escritórios de coworking evidencia a expansão, entre os consumidores, da valorização da experiência, em detrimento à posse integral do imóvel. E este cenário é solo fértil para o setor de multipropriedade brasileiro – e dos investidores.

Read More
Artigo | O compromisso da Multipropriedade

A história da Multipropriedade no país desde o seu início carrega números e desdobramentos inéditos – ascender diante uma série de crises econômicas, ir na contramão das práticas consolidadas do mercado imobiliário propondo algo novo e desembarcar em locais onde o turismo nunca fez morada não é tarefa fácil.

Read More
Manifesto | Prioridade aos Brasileiros

O cenário nacional é cada vez mais preocupante. Os nossos desafios futuros são enormes. Nossas instituições se fraturam mutuamente, num processo que não pode persistir. As Instituições precisam ser sólidas para sustentação da democracia e da governabilidade, com absoluta harmonia e independência dos Poderes, o mesmo ocorrendo internamente em cada Poder…

Read More
ArtigosPip SegerManifesto, Prioridade aos Brasileiros, Abemi, Associação Brasileira de Engenharia Industrial, Abifer, Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Abrainc, Associação Brasileira da Incorporadoras Imobiliárias, Abrinstal, Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência nas Instalações, ADEMI-RJ, Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário – Rio de Janeiro, ADIT Brasil, Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico de Nordeste Brasileiro, ADVB, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Aelo, Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano, Alshop, Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, Apeop, Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura, Associação Comercial de São Paulo, Brasinfa, Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura, CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Cofeci-Creci, Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Deconcic, Departamento da Indústria da Construção e Mineração, Fiabci-Brasil, Federação Internacional Imobiliária, Instituto de Engenharia, Secovi-SP, Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo, Sinaenco, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, SindusCon-SP, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, Sinicesp, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo, Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração Comment
Artigo | ‘2020, o ano que ainda não acabou’, por Caio Calfat

Há um ano não se imaginava o tamanho da onda que enfrentaríamos – e que continuamos enfrentando. Apesar de nossa tradicional resiliência tupiniquim, forjada durante as sucessivas crises políticas, sociais, econômicas e de credibilidade que vimos enfrentando durante décadas…

Read More
Mercado imobiliário: é a vez da multipropriedade

Se você acha que o futuro traz novidades só na forma como as pessoas se locomovem ou nas interações de trabalho, você está enganado. Atualmente, é possível que todo o estilo de vida, incluindo as tão sonhadas férias, sejam redefinidas de modo a maximizar os benefícios.

Read More
Segmento da multipropriedade reagiu bem a pandemia da COVID-19

O setor se reinventou, superou os tempos difíceis e apresentou 12 novos empreendimentos de multipropriedade. A Lei 13.777 sancionada em 20 de dezembro de 2018 foi um dos últimos atos do Governo Michel Temer. Ela criou um arcabouço jurídico muito importante para o modelo de multipropriedade no Brasil, que é a principal alavanca de novos investimentos na construção e desenvolvimento de novos hotéis.

Read More
Hotelaria indica lenta recuperação à crise. Já a multipropriedade apresenta números mais otimistas

Outros ativos imobiliários que dependem da retomada do turismo para sua sobrevivência são os de multipropriedade. No período de afrouxamento da quarentena, o ramo também apresentou uma ligeira melhora em relação à ocupação dos empreendimentos. Quanto ao número de projetos, o resultado de 2020 foi positivo, principalmente considerando a pandemia.

Read More
A história por trás da Multipropriedade, do Timeshare e do Fractional

Com a ascensão do turismo - que nesse intervalo de tempo trouxe 100 milhões de novos consumidores oriundos das classes A, B e C, veio o desejo em ter uma propriedade de lazer própria. Nesse contexto, três regimes dinamizam a indústria: Multipropriedade, Timeshare e Fractional. Se você ainda tem dúvidas sobre como cada um deles funciona, confira abaixo um bate-papo com Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP e CEO da Caio Calfat Real Estate Consulting.

Read More
Qual a função do Gestor de Valor da Multipropriedade (GVM) ?

Em uma MULTIPROPRIEDADE, qual a função do GESTOR DE VALOR DA MULTIPROPRIEDADE (GVM)? A partir da experiência do Hotel Asset Manager, criamos a figura do GVM. Esse profissional executa suas funções para proteger o multiproprietário ao representá-lo no ambiente de stakeholders da propriedade, assessora o síndico e o conselho no dia a dia…

Read More
Quando Reabrir o Hotel (Condo-Hotel) depois da Pandemia?

QUANDO REABRIR O HOTEL (condo-hotel)? O perfil do investidor de condo-hotel é formado, em maioria, por investidores de pequeno porte. Não é raro que a UH adquirida seja o primeiro imóvel após a compra do próprio. Dessa forma, estamos falando de investidores que foram altamente impactados financeiramente com a pandemia…

Read More
Hotéis e hospitais: uma aliança oportuna

Ainda, os parentes de doentes contaminados nos mais variados estágios (especialmente os que moram em outras cidades), e os idosos e potenciais integrantes do grupo de risco, que devem ser isolados, o que poderá ser obrigatório, caso o governo federal adote a política de quarentena vertical. Se isso ocorrer, os idosos serão removidos de suas casas para que seus familiares possam voltar a trabalhar, sem risco de contaminar os parentes em idade avançada. Diante dessa circunstância, nada mais lúcido do que uma oportuna aliança entre dois segmentos…

Read More
Techospitality em tempos de Coronavirús

A pandemia se alastra, arrasando a economia por onde passa e a hospitalidade é um dos setores mais penalizados. Muito aprendemos nos livros de teoria econômica e financeira sobre os tipos de riscos. Estamos aqui com um imenso risco sistêmico, daqueles que ocorreram pouquíssimas vezes na história e, ao menos nos últimos 50 anos, não vivenciados por essa geração com exceções menores dos choques do petróleo, quebra de Rússia e México e subprime.

Read More
Covid-19: Trade soma esforços para oxigenar negócios

Espírito de união, dose extra de crença na capacidade do Turismo nacional de ultrapassar a barreira do catastrofismo, concessão de crédito de emergência por meio de linhas especiais disponibilizadas por bancos oficiais e outras ações do governo para salvaguardar a atividade compuseram o panorama do setor nas últimas semanas devido à pandemia da Covid-19.

Read More