Geronto Fair 2025 inicia, em Gramado, para fortalecer a economia prateada no Brasil
A única feira do sul do Brasil dedicada à economia prateada inicia em Gramado (RS) oferecendo uma maior visibilidade a produtos, serviços e tecnologia para um público que cresce aceleradamente no país. De acordo com o SeniorLab, Mercado & Consumo 60+, hoje a população 50+ no Brasil é de 60,7 milhões de pessoas, representando 28% do total de habitantes, e no Rio Grande do Sul soma 3,4 milhões de habitantes, uma fatia de 34%, da população.
A segunda edição da Geronto Fair acontece no Centro de Eventos do Serra Park de quarta-feira (03) até sexta-feira (05), tendo o objetivo de conectar este universo com negociações e discussões de temas relevantes que possam impulsionar este segmento nacionalmente.
O primeiro ato da feira, que está com 40 marcas e dois auditórios, recebendo seis eventos simultâneos, com mais de 100 palestrantes e 60 horas de conteúdos, foi a abertura oficial que teve a palavra da empresária Roberta Pletsch, diretora da Geronto Fair, que destacou: “Essa economia prateada gera novos mercados inteiros: do setor da saúde ao turismo, da moradia às tecnologias assistivas, do varejo à educação continuada, da moda ao entretenimento. Cada vez mais, as pessoas 50+, 60+, 70+ assumem papéis de protagonistas — ativos, conectados e exigentes. Elas não apenas consomem, mas influenciam, decidem e movimentam cadeias inteiras da economia. E é exatamente isso que a Geronto Fair representa: um grande hub de negócios, conhecimento e conexões. Aqui, reunimos empresas visionárias, marcas comprometidas, lideranças políticas e sociais e instituições de referência. Todos juntos, num mesmo espaço, construindo pontes, abrindo caminhos e antecipando o futuro”, destacou a diretora.
Quanto ao impacto da economia prateada no país, o CEO da SeniorLab, Mercado & Consumo 60+, Martin Henkel, comentou sobre a mudança de comportamento do público acima dos 50 anos, com foco na expectativa de vida das pessoas. “Hoje, vemos pessoas com 85, 90 anos, falando dos seus planos para o futuro, o que não acontecia anteriormente. Elas estão se permitindo mais, com compras ou trocas de experiências. Com essa nova demanda, novas exigências chegam ao mercado. Estas pessoas que estão envelhecendo de forma ativa querem inclusão de mercado, utilizando produtos e serviços que sejam disponíveis para todas as idades”, salientou. Para ele, a Geronto Fair é uma importante feira para ampliar mercados na economia prateada.
Pickleball promove qualidade de vida através do esporte
Para marcar o forte traço de inovação da feira, está instalada dentro dos pavilhões uma quadra de pickleball para a realização de partidas de exibição. O pickleball é um esporte jogado com raquetes em uma área de jogo de mesmo tamanho de uma quadra de badminton, unindo também elementos de modalidades como tênis e tênis de mesa, sendo possível jogar em duplas ou individual. O esporte foi criado nos Estados Unidos, e se tornou popular a partir da pandemia da Covid-19, sendo bastante praticado por pessoas acima de 50 anos, por ter pouco impacto entre os atletas.
“O pickleball é um esporte muito democrático, principalmente para quem nunca teve contato com o esporte. Nós temos aqui em Gramado o exemplo de uma senhora de 70 anos que era sedentária, e hoje se tornou uma pessoa ativa na modalidade. Em seu primeiro campeonato, ela ganhou medalha e ficou muito emocionada. Há muita confraternização entre as pessoas, pois é um esporte que proporciona saúde e bem-estar”, explica o coordenador de eventos esportivos do Pickleball Gramado, Fellipe Cavalcante. De acordo com ele, o projeto reúne mais de 140 atletas, sendo a maioria com mais de 50 anos.
Conacare apresenta debates sobre envelhecimento com cuidado
Dentro da programação da Geronto Fair, ocorreu nesta segunda-feira o Conacare Internacional 2025, reunindo palestras e debates com foco no direito ao cuidado das pessoas idosas. A iniciativa trouxe autoridades e lideranças do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia, proporcionando um inédito debate na América Latina sobre o cuidado como um direito humano.
Ao todo, foram realizadas seis palestras, além de um painel de abertura, com temas como desafios no cuidado das pessoas idosas, impactos econômico e social do envelhecimento, e o papel das famílias cuidadoras.
Demais palestras realizadas
Também nesta quarta-feira (03) , foi realizada a palestra “Análise de Tendências Econômicas do Mercado da Economia Prateada”, apresentada pela economista chefe do Sistema Fecomércio-RS, Patrícia Palermo.
Além disso, ocorreu a realização do Senior Living Meeting, com palestras sobre o Senior Living, um conceito de residenciais de alto padrão que contam com arquitetura, serviços e experiências pensadas para proporcionar qualidade de vida real, não apenas conforto para a população 60+.
Entre os convidados presentes, houve a participação do CEO da Caio Calfat Real State Consulting, Caio Calfat, abordando sobre o planejamento da viabilidade para a construção de um Senior Living.
Parceiros
A Merkator Feiras e Eventos conta para a realização da feira com os parceiros: SindiHospa – Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – Moderna Idade, Núcleo de Residenciais Geriátricos do Sindihospa, SBGG/ Seção RS – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SeniorLab e São Pietro Sênior.
Serviço
Evento: Geronto Fair: Negócios e Tendências na Economia Prateada
Data: De 03 a 05 de setembro de 2025
Local: Centro de Eventos do Serra Park, Gramado (RS)
Marcas: 40 marcas participantes
Palcos de discussões: Dois auditórios com seis programações simultâneas e mais de 100 palestrantes com mais de 60 horas de conteúdo.
Público: Expectativa de 3.000 pessoas nos três dias do evento.
Fonte: Portal Gramado News