Clube Santa Paula abandonado

Uma pena! Há cerca de dez anos a Caio Calfat Real Estate Consulting realizou o planejamento do retrofit com alteração de uso deste enorme prédio em centro de exposições e convenções, além de um hotel. Este projeto deveria estar pronto para a Copa do Mundo de 2014. Mas nada aconteceu.

História do Hotel e Clube Sanson inicia a construção de seu hotel na região em 1948, nos mesmos moldes dos hotéis americanos, com piscina, cassino, boliche e tudo mais. Porém o projeto não evoluiu e a construção parou no 3 andar em 1950. Nos anos 60, este local inicia uma nova fase. Agora sim começa o clube Santapaula, escreve tudo junto mesmo.

E qual a origem deste nome?

Porque a empresa que comprou este local em 1960 se chamava Santapaula Melhoramentos S/A, que colocou o nome no local. O Santapaula Iate Clube. A missão de transformar esse antigo hotel em clube, ficou a cargo do arquiteto Artigas e o engenheiro Castaldi, que começou a obra em 1961 e terminou em 1964. Os dois reformam todo espaço interno, fazem 2 piscinas uma adulto e outra infantil (vou falar delas mais pra frente) e constroem uma garagem de barcos para os associados do clube. O acesso entre um lado e outro foi feito por debaixo da Av. Atlantica, para que os associados tivessem mais comodidade e não precisassem ficar atravessando a avenida. Vou tratar dessa passagem subterrânea mais pra frente.

No ano de 1964 o clube é inaugurado e ganha muita notoriedade, se tornando o maior clube náutico da américa latina. Afinal ele possuía uma grande infraestrutura, além das piscinas de arquitetura única, restaurantes e boliche. Além de oferecer uma marina exclusiva e uma grande praia de água doce aos seus sócios. Porém, o clube não fechava no azul e entrou uma empresa de Brasilia como socia nos anos 70, onde fez alguma reformas e mudou até o nome para CENTRO NAUTICO COSTA AZUL.

Fonte: Engenharia, Etc e Tal