ADIT Brasil amplia participação e representação em Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo

Foto: Roberto Castro/MTur

Com o intuito de fortalecer e defender os interesses de seus associados, a  ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) indicou representantes para integrar cinco Câmaras Técnicas que compõem o Conselho Nacional de Turismo. 

As Câmaras discutirão temas específicos e apresentarão soluções ao órgão colegiado, que faz parte da estrutura do Ministério do Turismo e conta com representantes de órgãos públicos do Poder Executivo Federal e da administração indireta e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística. 

Os cinco membros, que foram indicados pela ADIT Brasil, integram as Câmaras de Incentivo ao Turismo Doméstico; de Crédito e Atração de Investimentos no Turismo; Competitividade, Inovação e Pesquisa no Turismo;  Legislação Turística e Regionalização do Turismo.

“Das Câmaras Setoriais existentes, a ADIT participa praticamente da metade, isso mostra a importância e a pluralidade de atividades que a ADIT promove em seus eventos, junto aos seus associados, os tipos de associados que trabalhamos, principalmente em nossas comissões internas. Ou seja, são temas que levaremos a discussão para o Conselho Nacional Turismo, mas que já estão sendo discutidos dentro das nossas comissões. Então, é praticamente o resultado de um trabalho que já estamos fazendo nas comissões que vamos transportar”, destacou Caio Calfat, presidente do Conselho da ADIT Brasil e diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting.

A valorização do turismo residencial será mais uma das contribuições da ADIT no Conselho Nacional de Turismo e, consequentemente, na construção do Plano Nacional do Turismo. “Até hoje o turismo residencial não está sendo considerado adequadamente pelo setor turístico brasileiro, embora tenha um papel primordial no crescimento dos empreendimentos turísticos do Brasil”.

“[…] E essa é a missão da ADIT, a gente pretende, durante as discussões do Plano Nacional do Turismo, incluir o turismo residencial em um capítulo especial, até pela importância que este modelo de empreendimento vem tendo no desenvolvimento turístico brasileiro”.

- CAIO CALFAT

Atração de investimentos e estímulo ao turismo doméstico

Com relação aos temas que serão abordados nas comissões que integra a partir de agora, Calfat reforça que debater o assunto é fundamental, principalmente levando em consideração, a necessidade de estimular o turismo doméstico, uma vez que o Brasil ainda recebe um número pequeno de turistas estrangeiros, além de discutir formas de atrair investimentos para os empreendimentos do setor.

“Há mais de uma década o Brasil não passa de seis milhões de turistas estrangeiros, com aumentos pequenos no período de Copa do Mundo e Olimpíadas, mas voltando ao mesmo patamar logo após o fim das competições. Então, o turismo doméstico passou a ser dominante”, explicou.

Outra temática essencial para o fortalecimento e ampliação do turismo é a discussão e adoção de medidas para atrair investimentos para o setor. De acordo com Calfat, a maior dificuldade atualmente é atrair financiamento adequado para construção de hotéis no Brasil. 

“Esse é um problema crônico, há décadas a gente discute esse tema e não se chega em um modelo razoável que seja atraente para o investidor brasileiro buscar esse financiamento e construir um hotel, resort, pousada, entre outros equipamentos turísticos. Então, é fundamental se descobrir novas formas de financiamento desses empreendimentos, para que o investidor se sinta atraído a buscar esse financiamento”, relatou o presidente do Conselho  da ADIT. 

Como exemplo positivo, Calfat menciona o modelo adotado em empreendimentos de multipropriedade. “Com atração de investimentos nós imaginamos os investimentos nacionais e internacionais. Em relação aos nacionais, a própria multipropriedade já vem fazendo esse papel. Nós estamos falando de 180 empreendimentos, em 80 cidades do país, realizados nesses últimos 10 anos. Isso é um número impressionante”, exemplificou. 

Inovação e turismo

Rony Stefano, diretor financeiro da ADIT Brasil e CEO da Audaar, discutirá  competitividade, inovação e pesquisa no Turismo na Câmara responsável por abordar a temática. Para ele, o Brasil ainda está muito aquém do seu potencial turístico, já que conta com diversidade de belezas naturais e simpatia e receptividade de seu povo.

“Como base de comparação, o setor de turismo em Portugal representa cerca do dobro que o brasileiro em comparação com a participação do setor no Produto Interno Bruto do país. Toda a energia que dedicarmos ao debate, a inovação e pesquisa no setor de Turismo será amplamente recompensada no desenvolvimento de nosso país, geração de renda e emprego. O turismo é um setor que inova muito pouco. Temos que incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias, investir na formação e treinamento das pessoas, buscar dados confiáveis e aumentar a produtividade do setor”, completou.  

Legislação e turismo

Márcia Rezeke, da Rezeke & Azzi Advogados, foi indicada pela ADIT para integrar a Câmara Técnica que debaterá a legislação voltada para o turismo. Para ela, o segmento ainda tem um grande potencial a ser explorado no Brasil, com possibilidade de ofertar ainda mais empregos, já que é um segmento tipicamente voltado à prestação de serviços. 

“Nesse sentido, debater uma legislação moderna que abarque as áreas empresarial, tributária, trabalhista, ambiental e das relações de consumo proporcionará um incremento nos diversos ramos do turismo, seja no âmbito nacional, como internacional”, relatou a advogada.

Rezeke utilizará sua experiência para agregar ao grupo. “Pretendo contribuir com minha experiência em mais de 30 anos de advocacia nas áreas imobiliária e hoteleira, apresentando proposições que possam auxiliar o turismo brasileiro a se colocar em um lugar de destaque no mercado internacional”, completou.

Veja quem são os membros indicados pela ADIT Brasil para representar a entidade e seus associados:

  • Câmara de Incentivo ao Turismo Doméstico – Caio Calfat (Presidente do Conselho da ADIT Brasil) e José Romeu Ferraz (Txai Resorts)

  • Câmara de Crédito e Atração de Investimentos no Turismo – Caio Calfat (Presidente do Conselho da ADIT Brasil)

  • Câmara de Competitividade, Inovação e Pesquisa no Turismo – Rony Stefano (Audaar)

  • Câmara de Legislação Turística – Márcia rezeke (Rezeke & Azzi Advogados)

  • Câmara de Regionalização do Turismo – Pedro Lira (Sócio da Natureza Urbana)

Fonte: ADIT Brasil